dicas-SQL-Migração-Wordpress

7 comandos SQL para migrar seu WordPress

Neste post você verá 7 Comandos SQL para migrar seu WordPress.

Obs: É sempre bom fazer um backup completo de seu banco de dados antes de executar queries SQL (principalmente se você não souber muito bem o que está fazendo)!

Para quem faz uso um pouco mais avançado do WordPress, especialmente quem trabalha desenvolvendo sites com a plataforma, é bem comum aparecerem situações um tanto complexas. Para estas questões, seguem 7 comandos SQL para WordPress que você precisa saber.

Uma maneira prática de executar comandos SQL é através do phpMyAdmin. Até a hospedagem mais básica dá acesso à ferramenta de banco de dados, então não há dificuldades nisso. Uma vez no sistema, você deve selecionar aba “SQL” e escrever/colar a instrução SQL que deseja executar. Acredite, estes 7 passos vão facilitar muito a sua vida….

tela xampp Wordpress SQL - MKT Masters

Os comandos SQL para WordPress a seguir são para o prefixo padrão do WordPress “wp_”. Caso o prefixo de suas tabelas seja diferente (o que é recomendado, por questões de segurança), faça as alterações necessárias às queries. É muito simples, você deve alterar em todos os passos a linha onde aparece o wp_.

Ex: UPDATE wp_options || UPDATE wp_alteraçãodesegurançaoptions

1. Alterar siteurl e homeurl
O WordPress armazena o caminho absoluto da URL do site (“siteurl”) e URL da home (“homeurl”) no banco de dados. Portanto, se você transferir o seu site WordPress do localhost para o servidor ou para outro domínio, o site não vai carregar! Isso ocorre porque o caminho absoluto ainda está apontando para o seu localhost ou para o domínio antigo. Você vai precisar executar um comando para resolver isso.

UPDATE wp_options
SET option_value = replace(option_value, 'http://www.enderecoantigo.com.br', 'http://www.endereconovo.com.br')
WHERE option_name = 'home' OR option_name = 'siteurl';

2. Alterar GUID
Depois de migrar seu blog ou site a partir de, por exemplo, localhost, para o servidor ou de um outro domínio para um novo domínio, você terá que corrigir as URLs para o campo GUID na tabela wp_posts. Isto é crucial, porque GUID é usado para montar o slug de seu post do caminho absoluto do artigo correto.

UPDATE wp_posts
SET guid = REPLACE (guid, 'http://www.enderecoantigo.com.br', 'http://www.endereconovo.com.br');

3. Alterar URL no conteúdo
O WordPress utiliza caminhos absolutos no URL ao invés de um caminho relativo quando vai armazená-los no banco de dados. Dentro do conteúdo de cada registro de artigo, ele armazena todas as URLs antigas referenciando as fontes antigas. Portanto, você precisará alterar todas essas URLs para o endereço do novo domínio.

UPDATE wp_posts
SET post_content = REPLACE (post_content, 'http://www.enderecoantigo.com.br', 'http://www.endereconovo.com.br');

4. Alterar apenas o caminho das imagens
Caso seja preciso alterar o domínio das imagens inseridas nas páginas e artigos, esta solução vai ajudar você a fazer isso de forma simples.

UPDATE wp_posts
SET post_content = REPLACE (post_content, 'src="http://www.enderecoantigo.com.br', 'src="http://www.endereconovo.com.br');

Também é preciso atualizar o GUID para o tipo “attachment” com a seguinte instrução SQL:

UPDATE wp_posts
SET guid = REPLACE (guid, 'http://www.enderecoantigo.com.br', 'http://www.endereconovo.com.br') WHERE post_type = 'attachment';

5. Atualizar Post Meta
Atualizar Post Meta funciona quase da mesma maneira como atualizar a URL no conteúdo do post. Se você tiver dados extras para cada post, você pode usar a seguinte instrução para alterar todos eles.

UPDATE wp_postmeta
SET meta_value = REPLACE (meta_value, 'http://www.enderecoantigo.com.br','http://www.endereconovo.com.br');

6. Alterar o nome usuário padrão “admin”
Apesar de que a partir da versão 3 do WordPress o usuário “admin” pode ser alterado no momento da instalação, não custa deixar a dica de como alterar o nome do “admin”.

UPDATE wp_users
SET user_login = 'nomequevocequiser'
WHERE user_login = 'Admin';

7. Resetar password
Já quis resetar sua senha no WordPress mas, por algum motivo, não conseguiu usar a seção para resetar o password? Eis a solução:

UPDATE wp_users
SET user_pass = MD5('senha')
WHERE user_login = 'login';

Este é um artigo adaptado do original “15 fantásticos comandos SQL para WordPress”, do site dpw, e sofreu algumas adaptações afim de se deixar apenas o necessário para transferência de site ou blog entre domínios ou do localhost para o domínio de produção.

Add a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *